Mama (Implante Silicone Areolar)

O implante de prótese mamária, ou mamoplastia de aumento, é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais comuns realizados atualmente. Com o decorrer do tempo, fatores como idade, genética, gravidez, alterações no peso, exposição ao sol e gravidade podem mudar o tamanho e a forma das mamas. Mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou tiveram alterações na forma de suas mamas podem obter mamas mais firmes e atraentes com a mamoplastia de aumento. Nesse tipo de procedimento, a prótese é colocada em uma bolsa formada no tecido mamário. A cirurgia pode aumentar o tamanho das mamas ou deixá-las simétricas, devolver seu volume ou reconstruí-las após perda total ou parcial. É importante lembrar que o implante mamário não consegue corrigir as mamas caídas. Nesses casos, geralmente é necessária uma mamoplastia de aumento, que pode ser realizada em conjunto com esse procedimento.

A Cirurgia

A duração dos procedimentos para aumento mamário normalmente é de uma ou duas horas. Antes do início do procedimento, a área a ser tratada é limpa, e um anestésico será administrado. Dependendo do cirurgião e da natureza do procedimento, é aplicada uma anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral. A incisão periareolar é uma das mais comuns no procedimento de implante mamário. Normalmente, é feita uma pequena incisão no perímetro da aréola. Com o auxílio de um instrumento conhecido como retrator, o cirurgião faz a incisão para obter melhor acesso ao tecido abaixo da glândula mamária. Embora a incisão seja colocada em locais menos perceptíveis, seu tamanho e aspecto podem variar de acordo com o tipo e tamanho do implante, o contorno corporal da paciente e a preferência do cirurgião.

Cuidadosamente, separa-se o tecido mamário com um dispositivo cauterizador menos invasivo possível e um bisturi para chegar à área da mama em que a bolsa será formada. Com o auxílio de um instrumento conhecido como elevador e dos próprios dedos, o médico criará uma bolsa onde colocará o implante.

Ao contrário dos implantes salinos, que geralmente são inseridos vazios, os de silicone são pré-preenchidos, o que normalmente requer uma incisão maior. O cirurgião introduzirá o implante e inspecionará as mamas para manter a simetria. Ele pode ajustar a bolsa e a posição do próprio implante para atender as expectativas da paciente.

As incisões são fechadas com suturas no tecido mamário. Podem ser usadas suturas, fita adesiva ou cirúrgica para fechar a pele. O cirurgião pode utilizar suturas indissolúveis, que serão removidas em sete a dez dias. As cicatrizes desaparecerão lentamente dentro de alguns meses, mas pode levar um ano até que sumam completamente. Como em todo procedimento cirúrgico, a paciente pode sentir dor e inchaço na área operada. O inchaço diminui em poucos dias, mas pode persistir por algumas semanas.

O uso de um sutiã especial ou uma malha de compressão auxilia no processo de cicatrização. As malhas de compressão proporcionam conforto e sustentação, diminuem o inchaço e ajudam a manter a posição dos implantes. Daí a importância de usá-las conforme orientação médica.

Você provavelmente poderá voltar ao trabalho após três a sete dias do procedimento. No entanto, é importante evitar atividades intensas e carregamento de peso por três ou quatro semanas. Caso contrário, o processo de cicatrização será mais demorado e os implantes poderão ser danificados. O resultado definitivo será visível depois que os implantes estiverem adaptados e o inchaço tiver desaparecido por completo. É importante lembrar que a forma das mamas continuará sofrendo mudanças ao longo do tempo. Entretanto, os resultados do implante de prótese mamária normalmente são duradouros, o que significa que as mamas permanecerão firmes por muitos anos.